manuelgaspar

Itinerario ao longo dos anos


 

Percurso de Vida

 

Aos onze anos inicia estudos de solfejo que pratica durante três anos.

 Com apenas 16 anos, o pai leva-o para Paris onde começa a trabalhar. Durante seis meses coloca dinheiro de lado,compra a sua primeira guitarra clássica e inicia o estudo da mesma no Conservatório.

 Em 1968, conhece o acordeonista Eduardo Nunes e, com mais três elementos, formam o grupo de baile "Os Alegrias" que gravam quatro discos 45 rotações.

 Em 1974 Em Inscreve-se na SACEM e inicia o estudo de composição musical com Majoie Hajary, reputada pianista internacional e segue igualmente aulas de canto com Madame Breyer, professora de grandes artistas da época, entre os quais Johny Halliday e outros conhecidos.

 Em 1978, grava "Um Emigrante Sem Guarida", o seu primeiro 45 rotações na EMI- Bélgica e continua os seus espectáculos através de toda a França, Suíça, Luxemburgo e Bélgica, acompanhado por Nicolas Porchy, contra-baixista e Thierry Gayard guitarrista. Participa no concurso "Jeunes Intérprètes de la Chanson Française", promovido pela SACEM e arrebata o primeiro prémio ex-aequo com Guy Ouvrard com a canção "Adieu Mon Beau Village". Grava "Feliz Natal, Feliz Natal" um 45 rotações. Passa pela primeira vez na televisão no programa "Mosaiques" de FR3.

 A 15 de Junho de 1980, é escolhido para representar a comunidade portuguesa na "Grande Fête de l'Immigration" promovida pelo 3º canal da televisão francesa. Segue-se em 1985 a gravação  do seu primeiro LP de originais intitulado "Por Novos Caminhos, É Só Com Batota". Trabalha como locutor de rádio no "Radio Clube Português" em Villejuif-PARIS.

Em 1984 incia o professorado na Alliance Française de Paris, onde obtem o DHEF (Diploma de Altos Estudos de Francês) e o Brevet de Didactique du Français, seguindo o último ano para a Sorbone onde obtem a Licença de FLE (Francês Lingua Estrangeira)

 Em 1994 grava o seu segundo álbum de originais, "Sátiras e Baladas" na editora Sucesso.

 Em 1996 grava o seu terceiro álbum denominado "No País dos Doutores". Participa em vários programas de televisão. Segue-se um período de 8 anos em que se dedica exclusivamente a edições de outros artistas e concretiza projectos pessoais em curso.

Em 2007 é incumbido de lançar a edição on line de Lisboa do petitjournal.com, cuja direcção, redacção e reportagens asume durante ano e meio.

Finalmente em 2013, e após 17 anos ausente das lides musicais a nivel pessoal, chega ao fado e grava o seu quarto álbum denominado "Cantos do Meu Fado" com fados de sua autoria.

 Em 2014,  escreve o seu primeiro romance, uma obra de ficção, denominado "TRAIÇÃO NO SEIO DA FAMÍLIA", edição e distribuição: Edições Vieira da Silva,

Em 2016 escolhe criteriosamente os músicos e produz o seu 5º álbum  "Nas Searas da Esperança” com a participação de Pedro Barroso com quem grava um dueto e ainda Rão Kiao, Carlos Barretto, Fernando Siva, Renato Peres da Silva Junior, Urbano Oliveira, Ana Rita, etc…

Prepara, um livro de histórias pessoais vividas, cujo título “CHERIE, Meu Anjo, Meu Amor” é uma homenagem póstuma ao amor da sua vida. Baseado numa história real, será acompanhado por um CD com quatro temas.

Participa regularmente em tertúlias de poesia e outros eventos culturais.

 

|home   |percurso musical   |discos   |loja virtual   |novidades   |imprensa   |fotos   !faq   |contactos